JORNAL: A GAZETA DE BOTUCATU
BOTUCATU, 23 DE DEZEMBRO DE 1964
VISITA DO GOVERNADOR CARLOS LACERDA
FESTA DE FORMATURA QUE PODERÁ FICAR NOS ANAIS DA CIDADE
Embora por algumas horas, Botucatu pôde hospedar o Gov. da Guanabara o Sr. Carlos Lacerda no último domingo. A sua recepção foi considerada oficial pelo Dr. Prefeito Municipal Amaral de Barros que compareceu à sua chegada no aeroporto local (17h ) e entregou-lhe a cidade após percorrê-la em seu próprio veículo.
A visita do ilustre homem público prendeu-se à festa de formatura de mais uma turma de professorandos pelo mais antigo e tradicional estabelecimento da região, a nossa Escola Normal, hoje Instituto de Educação
Em companhia do Sr. Carlos Lacerda visitaram-nos também o Dep. Federal Herbert Levy e o Sr Roberto de Abreu Sodré, atual presidente da UDN de São Paulo.
Grande número de pessoas e veículos compareceu ao aeroporto sendo o Gov. vivamente aplaudido e cumprimentado. Durante a sua permanência, nesta cidade, cumpriu, além do compromisso daquela festa de diplomação, o de entrevista com o povo, líderes sindicais, associações de classe, estudantes e políticos representados estes por elementos do diretório local Udenista e da zona (Avaré, Bofete, Itatinga, São Manuel, Pardinho, etc..), que se realizou logo em seguida ao desembarque, no Círculo Operário ( praça Isabel Arruda). Nessa oportunidade, o grande líder democrático fez um relato dos últimos acontecimentos políticos do país, focalizando especialmente o episódio da Revolução de março.
A seguir, dialogou com os presentes respondendo, com clareza e profunda sabedoria as questões que lhe foram formuladas por lavradores e operários. Ao início desse encontro fora saudado pelo vereador Dr. Antonio Delmanto, presidente da UDN desta cidade. Os trabalhos foram presididos pelo Dr. Roberto de Abreu Sodré.
FORMATURA
Sendo o principal motivo da vinda do Gov. da Guanabara, a diplomação da 50ª turma de professorandos do nosso Instituto, pode-se dizer que tal assume o mérito de registrar nos anais da cidade acontecimento de grande monta. A presença dessa figura tão em foco na vida do país; tão discutida, tão admirada e até mesmo tão criticada, poderá constituir-se em passagem, dentro de algum tempo, que o botucatuense rememorará com muito orgulho, levando-se em conta que ele é candidato a Presidente da República.
Mas, o que se tornará inesquecível a todos aquela enorme assistência que lotou, por completo, as dependências do Ginásio do Botucatu Tênis Clube, foi, sem dúvida, a palavra belíssima, poética, contagiante e harmoniosa do paraninfo aos paraninfados. Verdadeira onde à mulher, à mãe e à educadora, à juventude que se prepara para o embate de amanhã, na difícil, porém, nobre tarefa de ensinar.
Os calorosos aplausos que se fizeram ouvir, ao final da oração do Governador guanabarino atestaram o seu significado e a sua repercussão na espírito da numerosa assistência
A solenidade contou com a presença das seguintes autoridades:
D. Henrique G. Trindad, arcebispo metropolitano
Prof. Amaral de Barros, prefeito Municipal
Sr. Octacílio Paganini, presidente da Câmara Municipal
Prof. Benedito Pires de Almeida, inspetor do Ensino Secundário e Normal
Capitão Armando Ciciliano
Deputado Federal Herbert Levy
Deputados Estaduais: Castro Prado, Luiz Salgot, Wilson Costa e Martinho Martins ( Mato Grosso)
Desenvolveu-se bem elaborado programa em que se destacou a atuação do Orfeão Normalista sob a regência da professora Clara Serra Costa. Foi Patrono dos formandos o Prof. José Pedretti Neto e orador da turma o Jovem Darbí José Alexandre.
À abertura da sessão, usou da palavra o diretor do estabelecimento, Sr. Waldy Danziato que passou a presidência dos trabalhos ao Sr. Arcebispo.
Para ler a reportagem aumenta o zoom ... obrigado
ResponderExcluir