Culto em ação de graças na Igreja Presbiteriana Independente
Dia 21 de dezembro:
às 17 horas
Missa em ação de graças na Catedral Metropolitana
às 20 horas
Sessão solene de Colação de grau no Botucatu Tênis Clube
PARANINFO: Dr. Carlos Lacerda - DD Governador do Estado da Guanabara ( Rio de Janeiro)
PATRONO: Prof. José Pedretti Neto - Ex. Diretor do IECA
ORADOR: Darbí José Alexandre
HOMENAGENS: Prof. Benedito Pires de Almeida - Inspetor Regional
Prof. Waldy Antônio Danziato - Diretor da Escola
Aos professores e funcionários e,
Aos pais " mais que a nossa gratidão e afeto, a nossa veneração"
HOMENAGEM DE RESPEITO E GRATIDÃO AOS PROFESSORES:
Nair Pires de Campos, Wilma Lopes de Souza, Marilene Marins, Jair Conti,
Maria Lúcia Chiaradia, Luiz Carlos de Aranha Pacheco, José João Cury,
José Maria Camargo Júnior e Moacir Godinho. Antônio Hailer, Clara Serra
Antônio de Moura Barbosa, Durvalina Silva, Maria Lucila Leão, José Sartori,
Margarida Therezinha Speranza, Maria do Carmo Barroso, Maria José Pescatori,
Milton de Oliveira, Victória Françoso Arantes, ´Décio Ranzani da Silva e
Nilton Dezotti.
JURAMENTO:
"Prometo cumprir lealmente os deveres de professor, trabalhando com empenho pelo desenvolvimento integral das crianças e jovens, cuja educação me for confiada. Assim o prometo".
DISCURSO DO PARANINFO - Dr. Carlos Lacerda
COMPOSIÇÃO DA MESA:
Dom Henrique Golland Trindade - arcebispo de Botucatu
Dr. Carlos Lacerda - Governador - Paraninfo da Turma
Prof.. José Pedretti Neto - Patrono da turma
Prof.. Waldy Danziatto - Diretor da Escola
Sr. Joaquim Amaral Amando de Barros - prefeito municipal
Otacílio Paganini - presidente da Câmara Municipal
Roberto de Abreu Sodré - presidente regional da UDN
Deputado Herbert Levy
Prof. Benedito Mendes de Almeida - Inspetor Regional
ENTREGA DO DIPLOMA PELO GOVERNADOR CARLOS LACERDA - PARANINFO - AO PROF. DARBÍ JOSÉ ALEXANDRE
Discurso do Orador da turma: Professorando Darbí José Alexandre
Nossa vida afigura-se-nos, às vezes, a um grande quebra cabeça, cujas peças, vem sendo justapostas para formarem o panorama de toda nossa vida. E, no imenso quebra cabeça de nossa existência, o dia de hoje, indubitavelmente, há de constituir-se numa das peças mais importantes.
Este dia, com todos os seus momentos de intensa vibração, de abertos sorrisos, de ansiosa expectativa, num concerto vivo de palmas, abraços, lágrimas e música; este dia há de projetar-se como uma das peças de mais intenso colorido na visão geral desse misterioso e enigmático quebra cabeça: a nossa existência.
Da existência de cada um de nós que deixa hoje os bancos escolares para encetar uma vida num mundo desconhecido, problemático e repleto de falsidades...
De cada um de nós que despe hoje o meigo e querido azul e branco para revestir-se de armaduras, as mais pesadas para defender-se da sanhuda hipocrisia do mundo de nossos dias...
De cada um de nós que, hoje, com o coração em pedaços, com lágrimas nos olhos, esboça, soluçante, um derradeiro adeus à nossa "velha" Escola Normal, ao inesquecível IECA.
IECA da inocência cândida de nossa infância
IECA das peraltices inocentes de nossa meninice
IECA dos anseios peraltas e dos primeiros sonhos de nossa juventude
IECA pedra angular de toda nossa saudade...
Mas..., se com dor e saudades deixamos a nossa querida escola, com base em seus ensinamentos e graças à sua sábia e amiga orientação, com fé e com grande coragem encaramos as responsabilidades do nosso futuro.
Colegas professorandos...
Nesta época para ser grande é preciso escolher entre o que há de bom, o que há de positivo para nós. Transfiramos para nossa profissão o que há de bom, o que é reto, o que possa formar novas mentalidades para o bem e para a modéstia. É inútil conservar o que caducou, o que já morreu, o que já perdeu a vitalidade.
Não nos iludamos com os brilhos dos fogos de artifício. Eles podem escurecer os brilhos das estrelas, mas elas continuam a brilhar eternamente, enquanto eles conhecem o fulgor, a beleza momentânea dos clarões passageiros.
E, o que toca mais profundamente, o que ressoa mais demoradamente, o que se firma, o que persevera é o que expressa a verdade singela diretamente, o que não precisa de atavios para ofuscar.
Captemos o que há de positivo em todo o nosso tempo de estudos, reflitamos sobre tudo o que houve de bom em nossa vida de estudantes e reunamos tudo para emprega-lo com um intuito mais nobre e belo.
Ex. Dr. Carlos Lacerda,,, mui digno paraninfo desta turma de professorandos formados pela tradicional escola de Botucatu. A distância que nos separava de S. Excia., não foi barreira para que o escolhêssemos como paraninfo.. Como consta dos anais da história do IECA, já em 1940 S. Excia proferiu uma palestra neste estabelecimento, discorrendo sobre o tema: RIO S. FRANCISCO... RIO DA UNIDADE NACIONAL. Isso prova que, para S. Excia nossa escola não era estranha.
Sendo assim, seus afilhados sentem-se na obrigação de agradecer toda a atenção que nos dispensou, tanto no Rio de Janeiro, quando lá estivemos, como aqui, com a sua vinda. Não temos mais palavras para lhe agradecer. Só podemos dizer: Obrigado Sr. Carlos Lacerda... Digno governador do mais lindo estado do Brasil.
... Exmo. Sr. Prof. José Pedretti Neto, nosso caro Patrono. É com grande, imensa e fraterna alegria que nos dirigimos ao senhor. Desde os primeiro momentos de nossa juventude até o inicio de nossa vida adulta, nos acompanhou de perto,,, dirigindo-nos, orientando-nos para que pudéssemos chegar ao que hoje somos. Para nós, grandes foram os seus ensinamentos, imitável a sua conduta.
Caro Patrono... Se invadimos os segredos da história, se patenteamos os meios mais adequados para falar sobre a sua pessoa é para que amanhã, em nossa terra, os que sentem palpitar em seus corações um nobre sentimento , possam imitá-lo em sua capacidade e em sua bondade...
Ao nosso cara diretor, Prof. Waldy Danziato, os nosso melhores agradecimentos por tudo o que fez por nós. Nos últimos meses de nossa jornada no IECA pudemos constatar que sua autoridade era justa e sem distinção. Apoiou-nos em todas as nossa iniciativas, aconselhou-nos em todas as oportunidades. Nosso muito obrigado.
E, não poderíamos em dia tão significativo, olvidar a presença sempre amiga e paternal de S. Excia Rvma. o Sr Arcebispo Metropolitano Dom Henrique Golland Trindade. Pediríamos a S Excia que nos deixe uma bênção especial e que continue nos animando com suas palavras de Mestre e Pastor.
Mas..., acima de todos, uma palavra especial de amor e gratidão aos nossos queridos pais. aos que estão conosco neste dia de felicidades e, também àqueles aos quais a morte não permitiu chegarem até este momento de pura alegria. A Vós, queridos pais, as palmas, todos os sorrisos deste dia venturoso... a vós que fostes os nossos primeiros mestres, os nossos primeiros amigos. Oh queridos pais, quanto trabalho, quanto canseira, quantas lágrimas vos custaram as alegrias deste diploma. E vós, oculta-nos sempre as vossa tristezas, disfarçando sempre as vossas fadigas, procurastes, por todos os meios, tornar-nos o estudo mais fácil e a vida mais bela. Nosso abraço agradecido a vós queridos pais, nossos anjos da guarda zelosos, que gozastes de todas as nossas alegrias e que participastes de todas as nossa amarguras... que vos afatigastes, estudastes e chorastes conosco, acariciando-nos com uma das mãos e com a outra apontando-nos para o céu. Ajoelhamos diante de vós como quando éramos crianças e, com toda ternura que soubestes incutir-nos na alma em 11 anos de sacrifício e amor, beijamos, reverentemente, suas mão abençoadas e entregamos-vos nosso diploma e vos dizemos: DEUS VOS RECOMPENSE E ABENÇOE POR TUDO.
DARBI DISCURSANDO
MINHA MÃE...CONCHITA RAIMUNDO - UMA GUERREIRA QUE ME MOSTROU OS VERDADEIROS CAMINHOS DA VIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário