Prof.
Darbí José Alexandre
O conceito de aprendizagem é de caráter bem
amplo uma vez que compreende toda mudança de comportamento ou atitude, quer no
sentido positivo ou negativo decorrente da convivência do indivíduo com o seu
ambiente físico-social, quer da orientação formal que ele recebe dos
educadores.
O fruto da aprendizagem é caracterizado pela
exteriorização de um pensamento ou pela tomada de uma decisão. Assim, podemos
afirmar que: “não é o professor quem ensina o aluno, mas este é que aprende por
si próprio”. Tal como o médico apresenta uma série de medicamentos para a cura
dos doentes, o professor apresenta uma série de estímulos para desenvolver os
conhecimentos dos alunos. Dessa forma, como cada doente vai reagir,
individualmente, à ação do medicamento, cada aluno vai, individualmente, emitir
pensamentos e tomar decisões em função dos estímulos que lhe for apresentado.
A
aprendizagem mais efetiva ocorre quando o aluno está interessado e deseja
aprender. Podemos tentar forçar um aluno a aprender, porém isso não se efetiva
porque ele só aprende se estiver interessado e se quiser.
Aprender é
uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é
conhecido. Para o sucesso da empreitada, é fundamental que exista uma relação
de confiança e respeito mútuo entre o professor e o aluno, de maneira que a
situação escolar possa dar conta de todas as questões de ordem afetiva.
O professor
deve criar, em sala de aula, um ambiente estimulante e saudável e ao mesmo
tempo manter uma condição de trabalho propícia à atenção, concentração e
reflexão. O professor que não
sensibiliza o aluno para a aprendizagem estará malhando em ferro frio.
Aprender é adquirir conhecimentos,
atitudes e habilidades. Comparativamente podemos dizer que ensinar está para
aprender assim como vender está para comprar. Assim sendo, se não houve
aprendizagem é porque não houve ensino. Nós só vendemos alguma coisa quando
alguém a compra, se assim não for, a nossa ação se resumiu na propaganda e na
tentativa de vender.
Para ensinar realmente, torna-se
necessário o uso de técnicas e métodos que devem estar estruturados em função
do assunto que vai ser ensinado e a quem se vai ensinar. A motivação, portanto,
consiste em orientar a aprendizagem de tal maneira que, satisfazendo a uma
necessidade do aluno, ela se torne interessante, espontânea e agradável.
O
aluno só aprende aquilo que o interessa. Portanto, a preocupação maior do
professor deve ser descobrir os meios e criar um ambiente favorável para a
eclosão dos interesses.
Por esse motivo, tenho afirmado que a
escola tem que ser um lugar agradável, onde alunos e professores devem caminhar,
de mãos dadas, rumo ao conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário