sábado, 15 de fevereiro de 2014

A EFICIÊNCIA DO ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO



                                   Prof. Darbí José Alexandre

O conceito de aprendizagem é de caráter bem amplo uma vez que compreende toda mudança de comportamento ou atitude, quer no sentido positivo ou negativo decorrente da convivência do indivíduo com o seu ambiente físico-social, quer da orientação formal que ele recebe dos educadores.
O fruto da aprendizagem é caracterizado pela exteriorização de um pensamento ou pela tomada de uma decisão. Assim, podemos afirmar que: “não é o professor quem ensina o aluno, mas este é que aprende por si próprio”. Tal como o médico apresenta uma série de medicamentos para a cura dos doentes, o professor apresenta uma série de estímulos para desenvolver os conhecimentos dos alunos. Dessa forma, como cada doente vai reagir, individualmente, à ação do medicamento, cada aluno vai, individualmente, emitir pensamentos e tomar decisões em função dos estímulos que lhe for apresentado.
A aprendizagem mais efetiva ocorre quando o aluno está interessado e deseja aprender. Podemos tentar forçar um aluno a aprender, porém isso não se efetiva porque ele só aprende se estiver interessado e se quiser.
Aprender é uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é conhecido. Para o sucesso da empreitada, é fundamental que exista uma relação de confiança e respeito mútuo entre o professor e o aluno, de maneira que a situação escolar possa dar conta de todas as questões de ordem afetiva.
O professor deve criar, em sala de aula, um ambiente estimulante e saudável e ao mesmo tempo manter uma condição de trabalho propícia à atenção, concentração e reflexão. O professor que não sensibiliza o aluno para a aprendizagem estará malhando em ferro frio.
Aprender é adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades. Comparativamente podemos dizer que ensinar está para aprender assim como vender está para comprar. Assim sendo, se não houve aprendizagem é porque não houve ensino. Nós só vendemos alguma coisa quando alguém a compra, se assim não for, a nossa ação se resumiu na propaganda e na tentativa de vender.
Para ensinar realmente, torna-se necessário o uso de técnicas e métodos que devem estar estruturados em função do assunto que vai ser ensinado e a quem se vai ensinar. A motivação, portanto, consiste em orientar a aprendizagem de tal maneira que, satisfazendo a uma necessidade do aluno, ela se torne interessante, espontânea e agradável.
O aluno só aprende aquilo que o interessa. Portanto, a preocupação maior do professor deve ser descobrir os meios e criar um ambiente favorável para a eclosão dos interesses.
Por esse motivo, tenho afirmado que a escola tem que ser um lugar agradável, onde alunos e professores devem caminhar, de mãos dadas, rumo ao conhecimento.


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