segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O PROFESSOR E A ÉTICA PROFISSIONAL...

 

A palavra ética é derivada do termo grego êthê, que significa costume. Na linguagem moderna o adjetivo ético designa “qualidade de ser”.
Ética profissional é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão, isto é, são normas de conduta em cada profissão.
Toda profissão tem sua ética ou sua moral valorizada, de um modo ou de outro, pelos diversos profissionais. Se a profissão é transformada em missão - como é o caso do professor – então essa ética profissional atinge nova dimensão em que só o adestramento não é suficiente para a sua realização.
O código de ética envolve: a moral, o caráter, a conduta e outras qualidades que todo profissional precisa ter.
O sucesso de um professor depende de suas boas qualidades pessoais. Além das qualidades inatas podemos adquirir outras, procurando um aperfeiçoamento cada vez maior do nosso eu.
Assim, diria a todos que algumas qualidades são essenciais para que possamos trilhar os caminhos da nobre missão que escolhemos para nossas vidas.
Entre elas, destacamos: a inteligência e o bom senso. O professor que não for capaz de raciocinar logicamente, de resolver problemas, dificilmente poderá ser um bom professor. Deve ser criterioso e sensato procurando não se afastar da realidade e metódico para não deixar o caminho aberto para a indisciplina, conflitos e desordem,
Além destas qualidades intelectivas, o bom professor deve apresentar outras que passo a lembrar:
-         Honestidade: – compreendida na sua acepção mais ampla, a honestidade abrange todos os momentos e situações de nossa vida. Não há maneira de ensinar mais forte e suave do que pelo exemplo. O professor deve procurar o verdadeiro significado da palavra honestidade e divulgá-lo entre os seus alunos.
-         Sinceridade: – devemos demonstrar a todos que as nossas palavras e ações correspondem sempre, exatamente, às nossas convicções e sentimentos.
-         Coragem: – devemos ser sempre corajosos, sem vacilações, colocando acima das paixões, os nossos sentimentos de justiça.
-          Boa postura é também um fator de autoridade. Um professor de aparência abatida, tímido ou com mau aprumo físico, pouco respeito conseguirá dos seus alunos. Confie em si próprio resolvendo os problemas de sala de aula com o mínimo possível de assistência de seus superiores. Não deixem que os outros resolvam o “caso” para você. O que lhe compete, você tem a responsabilidade de fazê-lo.
-         Transigência: – Sendo tolerantes com os outros poderemos admitir e reconhecer os nossos próprios erros, sem perder a dignidade. A transigência é a característica de uma personalidade bem formada.
-         Serenidade: – o bom professor deve dominar o sentimento de cólera, de irritação ou de parcialidade. Ele deve conservar a calma em todos os momentos. Quem não se desorienta, consegue ser bem visto.
Além destas, o bom professor deve apresentar algumas qualidades psicológicas, sem as quais não conseguirá se realizar através do seu trabalho. Entre elas destacamos:
-         Personalidade: – deve imprimir nas suas ações e palavras, a marca do seu caráter.
-         Espírito de iniciativa: – é a coragem a serviço da inteligência e da imaginação. Aquele que não tem coragem de inovar, de abrir novas rotas, de encontrar soluções novas para uma vida melhor nunca será um bom professor.
-         Empatia: – é a qualidade preciosa para se compreender as dificuldades e deficiências dos outros.
-         Espírito de justiça: – o bom professor deve ser justo e imparcial para colocar-se à confiança e ao respeito dos seus alunos.
-         Espírito de solidariedade: – para abrir o campo da perfeita compreensão, colaboração e auxilio mútuo entre os seus alunos.
Marque a sua presença no trabalho pelo entusiasmo. Ele é contagiante. Passa rapidamente de pessoa para pessoa, principalmente do professor para o aluno.
Não espere de braços cruzados. Busque os meios para preparar os seus recursos instrucionais. Os mais simples, às vezes, tornam-se os mais eficientes.
A melhor maneira de obter bons resultados dos alunos é: sendo amigo, tendo tato, sendo sincero e cortês. Seja simpático à sua maneira, mas seja verdadeiro.
Esteja sempre pronto para colaborar desinteressadamente. Quem assim procede sempre é recompensado.
Em suas aulas, fale de modo a ser ouvido, mas não grite. Falar baixo distrai o aluno e muito alto, aborrece-o Procure o tom ideal para o lugar onde se encontra.
Assiduidade e pontualidade são qualidades que os alunos observam muito nos professores. É muito difícil para o aluno ir à escola e tomar conhecimento que o professor faltou. Portanto, mantenha as suas boas condições físicas e mentais. Não falte por banalidades. Comece e termine as suas aulas na hora certa. Se possível avise, com antecedência, a sua falta para possibilitar providências a tempo.
Cumpra, à risca, as normas e regulamentos da entidade onde trabalha. Os alunos percebem quando o professor não as cumpre. Este mau exemplo é depois seguido por eles, em prejuízo do próprio professor. Os resultados são desastrosos.
A lealdade é uma das características que mais admiro no ser humano.
Nas qualidades do professor, a aparência pessoal assume um aspecto muito importante. A tendência dos alunos é sempre imitar o professor que muitas vezes passa ser seu ídolo. O baixo salário e a pobreza não justificam o desmazelo.
Conheça-se a si mesmo. Aperfeiçoe-se e garanta o seu sucesso pessoal.
O professor deve dar o exemplo exigindo, ao mesmo tempo, que os alunos o imitem, portanto nunca usem linguagem profana ou obscena,
Muitas pessoas galgam posições melhores, à custa dos esforços de outros, porém, quando conseguem não se mantêm por muito tempo,
Como professores nós somos exemplos para os nossos alunos. Não devemos procurar favores para nós, prejudicando os nossos colegas,
 Devemos usar o nosso valor se desejarmos melhorar a nossa posição pessoal,
Nunca devemos espalhar boatos. Ele é sempre perigoso e prejudicial às pessoas e à organização. Podem causar resultados desastrosos aos que o inventam e abatem a moral de todos. Como exemplo, podemos lembrar o caso da Escola de Base, cujos proprietários foram acusados de algo que não fizeram. Eles foram inocentados, mas a escola foi destruída e, nunca mais se reergueram,
Não devemos fazer comentários desairosos sobre as pessoas. Quando assim procedemos seremos malquistos pelos outros e ninguém confiará em nós,
Em assuntos oficiais nunca devemos quebrar a hierarquia. Devemos seguir sempre os canais competentes. Façamos sempre as comunicações e solicitações através das nossas chefias. Isto não nos impede de dar sugestões para a melhoria do trabalho escolar,
Algumas pessoas são muito zelosas de crenças e ideologia política. Portanto, não devemos fazer comentários religiosos ou partidários para não correr o risco de ferir suscetibilidades.
Isto não nos impede de falar da importância da política e de que política é a ciência do governo dos povos, a arte de dirigir as relações entre os estados. Assim sendo, não se pode entender a política como coisa cheia de discursos, promessas de eleições e muita sujeira. Temos que falar que pela política um povo pode alcançar a riqueza ou permanecer na pobreza, melhorar a educação ou ter a falta dela, enfim ser feliz ou continuar infeliz.
É evidente que somos livres de nos preocuparmos ou não com a política e os políticos, mas será que temos a consciência das consequências que essa passividade pode ocasionar?
Muitos afirmam que os políticos são pessoas de mau caráter, mentirosas e enganadoras. Os políticos que assim agem não são políticos, e sim politiqueiros, isto é, empregam processos menos corretos de fazer política. São partidários, na verdade, da política mesquinha e de interesses pessoais.
O verdadeiro político é aquele que trabalha para a comunidade e coloca os negócios públicos acima dos seus.
Pensando bem, pode-se afirmar que muitos dos grandes homens que são admirados foram políticos ou célebres pelas consequências políticas de seus atos. Grandes homens sempre têm atividade política, estejam ou não pensando nisso.
Viver resignado, enclausurado, sem preocupação com a sociedade é como se transformar em caramujo. Poucas coisas são mais nobres do que a dedicação à coletividade, principalmente quando não carrega interesses mesquinhos, mas ideais que têm como objetivo o bem estar público.
Quem achar que os políticos são em sua maioria, incompetentes e pouco dignos de confiança, deve verificar se outros profissionais como, por exemplo: banqueiros, médicos, professores, engenheiros, advogados, policiais, comerciantes, metalúrgicos e outros, também não o sejam. Pois, aquilo que se costuma chamar de “classe política” nada mais é que um grupo de pessoas surgidas da própria sociedade.
“O mundo está repleto de resignados, de conformados, de fatalistas - doentes – cujos corações se convencem a não mais lutar, a não mais colaborar, a não mais esperar, mas a se recolher em tocas, aguardando o desfecho da história e o fim do mundo. Julgam que a injustiça é tão grande e o poder do mal tão ofensivo que de nada vale se incomodar e reagir. Se assim fosse, o verdadeiro inimigo da sociedade não seria o violento, o terrorista, e sim, o resignado”.
O sucesso de um professor depende de suas boas qualidades pessoais. Assim, diria a todos que essas qualidades são essenciais para que possamos trilhar os caminhos da nobre missão que escolhemos para nossas vidas.
                                    trecho do meu livro: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER


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